sexta-feira, 27 de setembro de 2013

MANIFESTAÇÕES


As manifestações que aconteceram no Brasil mexeu com a mídia, com políticos e com a elite. Vale lembrar que não existe mais o termo massa nas Ciências Sociais, mas multidão. A multidão que caminhou pelas ruas totalizava uma diversidade enorme de focos: educação, transporte, saúde pública, investimentos altos nos estádios de futebol, gays e lésbicas, corrupção e ausência de credibilidade nos partidos políticos.

O problema que surge é a capacidade do Congresso em empurrar com a barriga as demandas da multidão, principalmente a reforma política. A mulltidão que protestou não consegue acompanhar com visão crítica o processo político. Lembro-me quando o ex-presidente Fernando Henrique afirmou que "ninguém governa se não fazer pacto com a burguesia". O PT usou como expediente o que todo mundo viu, o "mensalão". Para ser sincero, quem escolhe os deputados e senadores é a mesma multidão que foi para as ruas protestar. Multidão que não entende os motivos e causas dos fatores econômicos e políticos.

A solução está no aperfeiçoamento das educações pública e privada. Incluir no currículo escolar disciplinas como Filosofia, Sociologia e melhor preparo dos professores de História. Até hoje, nunca vi um professor de História colocar a ditadura militar como instrumento de aprendizagem; a sociedade brasileira passou 20 anos no escuro, na tortura e na censura. Só saberemos o resultado destas manifestações no ano das eleições que estão chegando aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

W3 Directory - the World Wide Web Directory